terça-feira, 12 de outubro de 2010

Resgate dos Mineiros no Chile.


As equipes de resgate esperam começar a retirar os 33 mineiros presos depois das 18h locais (mesmo horário de Brasília) desta terça-feira (12), confirmou o ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne.
Em entrevista na Mina San José, o ministro disse que os trabalhos devem durar cerca de 48 horas.
Ele afirmou também que espera terminar esta terça-feira com "pelo menos um mineiro" na superfície".
Na tarde de segunda (11), o próprio Golborne, havia confirmado o início da retirada para a 0h de quarta-feira.
A informação da antecipação já era tema das conversas no acampamento Esperança nesta manhã, que acordou com um frio menos intenso e muita expectativa e tensão. Os mineiros estão presos desde 5 de agosto após um deslizamento de terra na mina
Acredita-se que, às cerca de 18h, o presidente chileno, Sebastián Piñera,deve chegar à mina San José, acompanhado do colega boliviano, Evo Morales.
Especulações na região da mina também falam de uma suposta lista com a ordem em que os 33 mineiros vão ser retirados da mina. A notícia de uma possivel lista chegou a ser divulgada pela mídia local, com o nome do chefe de turno Luis Urzúa como sendo o último a sair. Esta informação também não foi confirmada pelo governo.
O governo do Chile desenvolveu um complexo plano para receber na superfície os 33 mineiros que vão começar a ser resgatados. A estrutura inclui a mobilização de helicópteros militares, de equipes de emergência, médicos e paramédicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
.